A Melhor Francesinha do Mundo

Origem da Francesinha

A origem da francesinha não está ainda definitivamente clarificada.
Uma das teorias remonta ao contexto da Guerra Peninsular, no início do séc. XIX, afirmando que os soldados do exército de Napoleão costumavam confeccionar umas sandes de pão de forma onde colocavam as mais variadas espécies de carnes disponíveis e muito queijo. Na época, porém, ao que se diz, não se incluía um complemento essencial que os portuenses passaram, entretanto, a acrescentar – o molho.

Croque Monsieur

Croque Monsieur

Actualmente parece haver alguma unanimidade em atribuir os créditos da criação da receita, tal como a conhecemos, a Daniel David Silva, empregado do restaurante A Regaleira, no início da década de 1950. Emigrante em França e na Bélgica, uns anos antes, na área da restauração, familiarizou-se com a gastronomia local e em particular com a célebre croque-monsieur, muito popular entre os gauleses. Segundo alguns relatos da época, terá sido a tosta francesa que serviu de inspiração para a criação da nossa francesinha, derivando daí o seu nome.

Ao que se diz, a receita inicial, para além do molho, estava muito perto do modelo francês e só mais tarde tomou a sua forma definitiva. Hoje em dia, dá-se como adquirido que a Francesinha, para ser tida como tradicional, leva os seguintes ingredientes: pão de forma, bife ou carne assada, linguiça, salsicha fresca, fiambre e queijo. Tudo regado com o célebre molho de francesinha que é o que mais varia de casa para casa. A inclusão de ovo estrelado ou de batata frita é, normalmente, uma opção do consumidor.

Advertisements

Localização

Contactos

Lado B Café
Cervejaria | Cafetaria | Bar
Rua Passos Manuel, 190
4000-382 Porto
T: [+351] 222 014 269
E: geral@ladobcafe.pt
W: ladobcafe.pt
f: facebook.com/ladob.cafe.bar

Horário

Seg-Qui: 09:00>24:00
Sex-Sáb: 09:00>02:00
Domingo: Encerrado

Créditos

Website criado e desenvolvido por: Mediterrakeo ®

Copyright

© 2013 Todos os direitos reservados.

Os direitos autorais dos conteúdos deste website pertencem a Lado B Café.

%d bloggers like this: